Se você parar pra pensar, as medidas adotadas por todas as prefeituras do sul do Estado, podem, além de não surtirem efeitos, quebrar empresas, gerando um nível de desemprego e desestabilizar o comércio local.

Na minha cidade Piratini, desde sábado todos os comércios já estavam fechados, o pânico e o medo de contrair a covid-19 assustou a toda população.

Piratini no Sábado

A mídia tradicional, principalmente a Globo, gera pânico na população, mostrando com extremo sensacionalismo número de mortes e infectados. Apenas esquece de mostrar 3 pontos:

1 – baixa letalidade;

2 – numero de pacientes curados;

3 – que medidas de fechamento de comércio não contém a propagação do coronavírus.

Isto posto, quero ressaltar este último ponto, o nível de infectados é muito maior do que os casos computados pelo Governo Federal, isso porque 80% das pessoas que são portadoras do covid-19 não apresentam nenhum tipo de sintoma, e 18% dos infectados tem uma leve gripe. 2% chegam a se hospitalizado, e só 0,4% morrem. E todos que, acabam por vir a óbito, tem outros tipos de doenças, e na sua maioria morrem por falta de leitos, respiradores e falta de estrutura.

Ora, a letalidade é tão baixa que o exagero do fechamento do comércio só vai acabar destruindo a já fragilizada economia do município, não tendo efeito sob a transmissão e propagação do virus.

Não, isso não significa que sou contra o isolamento social, mas contra o fechamento das empresas, do comércio local, acabando de vez com os pequenos empreendedores e autônomos que realmente dependem de seu comércio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *